2a noite do ECOM traz o palestrante internacional Dado Schneider com a inusitada palestra muda!


O palestrante internacional Dado Schneider – recorde de público e crítica no último Festival Mundial de Publicidade de Gramado – trouxe nesta terça-feira a palestra muda “O consumidor muda! A palestra muda!”, com uma inusitada, instigante e eficaz forma de abordar o comportamento do consumidor nos dias de hoje.

Sobre o palestrante

Dado Schneider é graduado em Comunicação e pós-graduado em Marketing pela UFRGS. Mestre e Doutor em Comunicação pela PUCRS. Como Professor de Marketing e Comunicação, são mais de 24 anos de experiência em instituições como UFRGS, PUCRS UNISINOS UNIFACS, Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e, hoje, no MBA e Pós-Graduação da ESPM/RS. Mais de 30 anos de experiência em marketing e comunicação em empresas como Claro, DM9, RBS, MPM, Propeg, Ogilvy, Escala, Paim, entre outros. Consultor de Comunicação de Vendas desde 2002. Principais clientes nos últimos 4 anos: Dell, Avon, Colombo, Pfizer, Stihl, Royal Canin, IIR, Grupo RBS, Unimed, Intelig, SAP, Amcham, NET, ACSP, FIERGS, Zaffari/Bourbon, GKN Driveline, Blue Ville, SICREDI, GAFOR, SLC, entre outros.

A palestra

Dado dividiu a palestra em duas partes. A 1ª apenas com som e imagens, passando slides que substituíam sua fala e utilizando letras de músicas para fazer o púbico refletir, ao mesmo tempo em que aproveitam o embalo da  música alta que preenche os sentidos. Criou uma atmosfera com pouca luz e muito apelo visual e soundtrack.

Algumas mensagens deixadas nesta 1ª parte da palestra:

Sonho, estudo e muito trabalho para fazer a diferença: ser melhor do que a média. Tempo é tudo. E tempo a gente faz.

Trabalhar com prazer e fazer o que gosta para resultar em algo bom.

Vc precisa saber de tudo e conhecer o consumidor.

Daqui a 20 anos vamos entender o que acontece hoje, vai aumentar a velocidade da mudança. É necessário modernizar-se. Gente moderna é bem informada.

A grande disputa é “o novo” versus “o de novo”.

Estar um passo à frente – maturidade é não se apavorar com as surpresas da vida.

O mercado é um jogo de poker – profissionais, amadores e os sem noção (Os poker face).

A ética está deixada de lado, mas o futuro pertence aos éticos e bem preparados.

Sutilmente, Dado passa dicas à plateia e afirma que “a palestra tem uma dose a mais de forma que conteúdo e é isso o que atrai, que captura a atenção”.

No mesmo ritmo acelerado das músicas está a vida e o trabalho.

Estarmos interligados não significa estarmos mais próximos no mundo de hoje.

Compra-se status, informação, entretenimento e auto-estima.

Pautar a vida com uma conduta ética e humana, uma carreira promissora e, no caso dos profissionais da publicidade, entender o consumidor, ser agregador, ter amigos faz toda a diferença. É preciso colocar uma lente positiva e otimista para ver o mundo.

O destino-macro é definido por um Ser Superior, mas cada um faz o seu destino-micro.

2ª parte da palestra : o consumidor

Na segunda parte, Dado desconecta as imagens, desliga a música e pega o microfone. Faz então um pequeno relato de sua vida profissional. E consegue trançar essas experiências com as mensagens que deseja passar ao público.

Para Dado, pesquisar o consumidor é o ponto chave.

A nova geração está com muita sorte no mundo profissional de hoje, com nova economia, novas empresas, novos hábitos e novos profissionais, com mais abertura e mais oportunidades, principalmente pelo novo papel que o Brasil ocupa no cenário internacional.

Com muito bom humor, associado à inteligente forma de abordar os assuntos, Dado conquistou rapidamente a atenção da platéia.

A informação é essencial, e a integração ao mundo digital idem, pois a concorrência aumenta aceleradamente.

Dado traz novamente o conceito dos ‘sem-noção’ referido na 1ª parte e define como os fitoplancton (pessoas que não querem saber o que acontece no mundo, alheios às mudanças e embalados pela maré do momento).

Frisou à plateia que não há ninguém no teatro que nasceu neste século!  Somos a última geração que foi educada semelhantemente à educação da geração de Dado. O mundo vertical acabou. O mundo se horizontalizou.

Quem é diferente de verdade é quem nasceu neste século, pois estão muito mais avançados digitalmente.

A Geração Z (deste século) é mais multifacetada, mais multicanal.

Misturando experiências pessoais vividas no RS, Dado envolveu a platéia em momentos alternados de bom humor e seriedade, obtendo essa linha alternada e cativando totalmente a atenção do público.

Assim, construiu um quadro demonstrando que o século XX foi a época dos vínculos, ou seja, mantinha as tradições, os costumes, os mesmos hábitos, a estruturação de vínculos sólidos e duradouros, havia fidelidade (namorávamos e casávamos com pessoas, produtos e marcas). Já o século XXI é a era do ‘ficar’, ou seja, há diversas opções e tendemos a experimentar, arriscar, sem criar vínculo.

Dado relatou experiências de pesquisa de consumo a fim de descobrir qual o segredo dessa geração que apenas “fica” e não se vincula. Concluiu que o ponto X é que partem para novas sensações, novos hábitos, novos costumes, e isso aplicado a comportamento de consumo, é estar ‘fidelizado’ enquanto estiver bom apenas. Se não estiver bom, o consumidor muda de marca e pronto!

O consumidor hoje mudou. E se “o consumidor muda, a palestra muda!”.

Dado Schneider comprovou isso com a fantástica experiência de sua palestra.

Programação

Quarta-feira é o dia das palestras digitais, com os profissionais Maureen Gonzalez (Lew Lara\TBWA) e Fabiano Cruz (House Cricket), que abordarão o tema “Como o mercado digital está revolucionando a comunicação”. E o encerramento do encontro, no dia 24, fica a cargo de Tales Bahu, premiado criativo da agência África, que trará um tema um tanto quanto intrigante: “Como trabalhar em propaganda mesmo sendo criativo”.

Confira aqui o Momento ECOM que veicula na RIC TV Record de Blumenau:

Teatro lotado na 2a noite do ECOM

 

Palestra Dado Schneider

 

Prof. Deivi e o palestrante

 

Bastidores, momentos antes da palestra

 

Equipe de apoio_recepção evento

 

Espaço e galera da Brava

 

Espaço FIAT Rivel

 

Espaço Olho d'água

 

Galera da Polly Formaturas

 

Espaço Singular Comunicação

Texto: Mauro Celso de Aguiar

Revisão: Márcia Annuseck

Fotos: Felipe Colvara e Equipe NACOM

Postado em by Prof Márcia em Eventos, Geral

Faça seu comentário

*